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VII Simpósio Acadêmico de Violão da Embap - 2013


O Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP homenageia em sua sétima edição um dos maiores compositores brasileiros que, se estivesse vivo, completaria setenta anos em 2013. Autor de uma obra que ultrapassa 500 títulos, José Antônio Resende de Almeida Prado (1943-2010) dedicou ao violão uma produção pouco extensa mas muito original, deixando registrada a sua genialidade no universo intimista de nosso instrumento. Escreveu 4 obras solo – Portrait(1972), Livro para seis cordas (1974), Sonata nº1 (1981) e Poesilúdio nº1 (1983) – 6 obras camerísticas – Ritual da Palavra(1972), Celebratio Amoris et Gaudii (1980), Lira de Dona Bárbara Eliodora (1987), As 4 Estações (1996), Sonata Tropical (1996) e Louvor Universal – salmo 148 (1997) – e uma obra concertante para violão e orquestra – Khamailéon (1970). Toda essa produção é testemunha das transformações estilísticas experimentadas pelo autor, resultante de sua intensa vivência tanto do universo guarnieriano como da vanguarda europeia do início da década de 70. Assim, desenvolveu uma linguagem em que esses dois mundos tão distintos se manifestam, muitas vezes em uma mesma obra, especialmente em sua fase de síntese a partir da década de 80.
Este seu gesto pós-moderno, de mesclar o que aparentemente não se mistura, conferiu-lhe originalidade. E neste aspecto o Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP se inspira, ainda que de forma inconsciente, na aproximação da atividade artística e da academia, mediante o debate, a construção do conhecimento, a apreciação, o fazer artístico, e o aprendizado. Para isso, está estruturado em uma programação que envolve master classes, concertos, palestras e seções de comunicações, contando com convidados nacionais e internacionais. Assim, especialmente por sua originalidade, é desejo de todos que tenha vida longa. Bom simpósio!
Fabio Scarduelli
Coordenador Acadêmico


CONVIDADOS - 2013:

Mario Ulloa

Natural da Costa Rica. Iniciou-se ao violão aos quatro anos de idade numa família de tradição musical. Estudou durante seis anos no Conservatorio de Castella. Posteriormente, ingressou na Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica, em San José, formando-se em 1985.
Com bolsas do DAAD e do KAAD, continuou seus estudos musicais na Musikhochschule Köln, Alemanha, obtendo em 1990, sob a tutoria do maestro Eliot Fisk o mais alto diploma dessa instituição: Konzertexamen (Diploma de Concertista). Nessa mesma Escola estudou música barroca com o Professor Konrad Junghännel. Ainda com Fisk, realizou também estudos no Mozarteum, Salzburgo, Áustria.
Tem se apresentado em países como Inglaterra, Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, França, Bélgica, Suíça, Canadá, Estados Unidos (Nova York e outras cidades), México, Panamá, Costa Rica, Equador, Argentina, Paraguai, e nas principais capitais brasileiras.
Gravou os Cds “Mario Ulloa no Brasil” (1998); “Mario Ulloa interpreta J.S.Bach” (2001); “Mario Ulloa interpreta Caymmi” (2006) com arranjos próprios. Com a Orquestra Filarmônica de Costa Rica gravou o Concierto de Aranjuez de Joaquin Rodrigo o Concerto do Sol de Carlos José Castro; “Mario Ulloa: Tardes de Alajuela, uma mostra de transcrições, arranjos, composição e improviso de músicas da Costa Rica, pelo selo Papaya music. Em 2010 gravou o CD “Lembranças da Serra de Orobó: Mario Ulloa Interpreta Nelson Macedo; e em 2011 lanço o CD em Duo de Violão e Violino intitulado “Mario Ulloa e Daniel Guedes.
Em Julho de 2007 recebeu da Prefeitura Municipal de Salvador a Medalha 2 de Julho: “instituída por decreto municipal em 1968, a insígnia honorífica é concedida a pessoas que se destacam por méritos excepcionais ou por serviços relevantes prestados à cidade de Salvador”.
No ano passado recebeu da Câmara Municipal de Salvador o Título de Cidadão Soteropolitano. 
Mario Ulloa é Doutor em Música e desde 1991 é professor de violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, e, frequentemente, oferece Master Classes em outras Universidades e instituições musicais nacionais e internacionais.

Fabio Scarduelli

Natural de Santa Catarina, é Mestre e Doutor em Música (Práticas interpretativas) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição na qual realizou ainda seu pós-doutorado e atua como professor colaborador, orientando trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Graduou-se em Música no ano 2000 na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, e lecionou em instituições como a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a UNICAMP. 

Paralelamente à carreira acadêmica, atua como concertista solo e camerista. Apresentou-se em recitais em Curitiba-PR, Suzano (IX Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros) Ribeirão Preto-SP (1º Encontro Internacional de Educadores em Música - USP), Bauru-SP, São Paulo (Centro Cultural São Paulo - clássicos de domingo), Natal-RN, Campinas-SP, Piracicaba-SP, Jundiaí-SP, Itajubá-MG, dentre outros. Lançou seu primeiro disco solo em 2012, intitulado Música Paulista para Violão, com obras de Almeida Prado (integral para violão solo), Camargo Guarnieri e Edson Tadeu Ortolan.



Luiz Cláudio Ribas Ferreira

Luiz Cláudio Ribas Ferreira, professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, tem atuado como coordenador nos simpósios acadêmicos que a Embap produziu.

Em sua carreira, foi vencedor de vários concursos, entre eles: Jovens Concertistas Brasileiros, Isaías Sávio, Abel Carlevaro, Soroptimist International e para docência em instituições brasileiras.

Gravou diversos trabalhos para rádio e televisões brasileiras bem como LPs e CDs. Seus trabalhos incluem também arranjos e produções de música brasileira em CDs e DVD como regente junto à Orquestra de Violões da EMBAP no Paraná.  Em 2013, lança seu quarto CD solo América do Sul e o Violão, vol II, e é doutorando pela UFRGS.



Gilson Antunes


Gilson Antunes é um dos violonistas brasileiros em maior atividade no momento, tendo apresentado centenas de recitais na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, em países como Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Portugal, Espanha, Itália, México, Uruguai, Venezuela, Peru, Bolívia, Argentina, Colombia e Paraguai. O Jornal mexicano El Diario classificou seu recital como “Excelente”, a revista inglesa Classical Guitar assim se expressou a respeito do CD “Marcus Siqueira por Gilson Antunes”: Gilson Antunes se mostra um excelente divulgador para a música desse compositor. Seu brilhantismo técnico o permite o luxo de não ter qualquer impedimento com esse assunto, permitindo-o focar na musicalidade e interpretação desta música tão interessante.

Entre os principais festivais em que já se apresentou estão o Radford International Guitar Festival (Virginia, Estados Unidos), GSMD Music Week (Londres-Inglaterra), Guitar Gems Jerusalem Series (Israel), Festival Luys Milan (Valência-Espanha), Caroso Chitarra (Itália), Festival Ramón Noble (México), Festival de Guitarra de Verano (Lima-Peru), Festival Guitamixtli de Xalapa (México), Festival Fabini (Atlantida-Uruguai), Festival Internacional de Guitarra de Angostura (Venezuela), Festival Otoño-Buap (Puebla-México), Festival Internacional de Guitarra de Cochabamba (Bolívia), Festival de Guitarra de Sucre (Bolívia) e Encuentro Internacional de Guitarra Agustin Barrios (Assunção-Paraguai), além dos principais festivais de violão do Brasil.

Estudou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, Inglaterra, sendo doutor e mestre em musicologia pela USP e bacharel em música pela UNESP. Entre seus principais professores estiveram Giácomo Bartoloni, Fábio Zanon e Robert Brightmore.

Solou com a Orquestra del MEC (Uruguai), Orquestra de Câmara da UNESP, Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Câmara de SP e Orquestra da Escola Municipal de Música de São Paulo, entre outras.

Gilson Antunes já gravou 4 CDs solo, todos eles com trabalhos inéditos: Music for Guitar by Young Brazilian Composers(2000), Obras para Violão de Américo Jacomino “Canhoto” (2003), “Marcus Siqueira por Gilson Antunes” (2009) e Roberto Victorio por Gilson Antunes (2012). Gravou ainda um CD com o Trio de Violões de São Paulo, e participou do projeto Violões do Brasil (CD, DVD e Livro). Mais de 30 compositores de 5 países já lhe dedicaram obras para violão.

Desde 2004 é professor de violão do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Gilson Antunes é contratado pela D´Addario.

Gilson Antunes é um daqueles raros intérpretes cujo domínio do instrumento faz soar fáceis peças de grande complexidade técnica e musical” (Revista Concerto, Brasil)



Glauber Rocha


Um dos expoentes da nova geração de violonistas brasileiros. Nascido em Lucélia- SP , Glauber rocha iniciou seus estudos musicais ao piano com 5 anos de idade e aos doze anos passa a estudar violão com o Prof. Aparecido Dias dos Santos. Graduou-se em 2009 pela Universidade de São Paulo tendo como orientador o Prof. Dr. Edelton Gloeden. No mesmo ano, em sua primeira participação em concursos internacionais, obteve por unanimidade o  primeiro prêmio no  Agustin Barrios World WideWeb.

Como camerista e concertista vem apresentado-se em salas importantes dentro e fora do país, tais como: Kleiner Konzertsaal, Carl-Orff-Saal e Black Box no Gasteig emMunique,  Teatro Nacional de Asunción, Teatro Municipal de Cartago- Costa Rica, Instituto Cervantes de Munique, Conservatório Felgueiras - Porto em Portugal, MASP, Anfiteatro Camargo Guarnieri (USP), Sesc Pinheiros (SP), Teatro Rondon Pacheco em Uberlândia, Teatro da Urca em Poços de Caldas, Teatro Municipal de Presidente Prudente, Auditório Onofre Lopes (UFRN), Teatro do Conservatório Pernambucano de Música, Teatro da Universidade da Paraíba, Sesc Vila Mariana (SP), Teatro Minaz em Ribeirão Preto, Teatro Municipal de Araraquara, entre outras.

Em 2008, participou do 1º Festival Internacional Leo Brouwer (SP), quando teve a honra de ser regido pelo consagrado violonista, compositor e maestro Leo Brouwer, integrando o grupo que fez a primeira audição no Brasil de Los Negros Brujos se Diverten do mestre cubano.

No primeiro semestre de 2013, Glauber Rocha foi recitalista convidado em prestigiadas séries de música de câmara na Alemanha e Brasil:  em Munique, Virtuoses de la Guitarre e Winners & Masters. Em São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto: Movimento Violão.

Convidado em 2013 ( Novembro ) para dar concerto no IV Festival Internacional de Violão Leo Brouwer, ao lado de grandes nomes do violão mundial, dentre eles: David Russel, Jonathan Leathwood, Duo Assad, Ana Vidovic e Jorge Caballero.

Glauber Rocha é endorser das cordas Hannabach e cursa o Master of Music com o Prof. Franz Halasz na Hochschule Für Musik und Theather em Munique.

Agustin Enriquez


Nasceu no povoado de Paracho no estado de Michoacán. Faz parte da terceira geração de construtores da sua familía. Começou a frequentar o ateliê de seu avô com 6 anos de idade e quando tinha 10 construiu seu primeiro violão com o qual presenteou sua professora da escola.

 15 anos foi investigar a construção dos violões europeus e estudou com Grandes mestres como: Romanillos, Antônio Marin, Manuel Caceres e Antonio Raya.

Na Alemanha investigou a fundo os detalhes sobre o tampo na construção do construtor Matthias Dammann e também de outros alemães. Constrói instrumentos a mais de 20 anos e  participou de vários festivais pela Europa e Japão.


Rocio Infante


Pós Graduada em Preparação Corpral nas Artes Cênicas Faculdade Angel Vianna-FAV, Formada em Dança pela Nikolais-Louis Foundation For Dance em NY. Graduada em Educação Física pela UniBrasil. Com formação técnica e especialização em Alexander Tecnique, Klein Tecnique, Sara Pearson Tecnique, Jennifer Muller Tecnique. Cursos extras em Técnica de Martha Graham, Merce Cunnigham, Alvin Ailey, José Limon, Ballet Clássico com Zvi Gotheiner NY e Ballet Morozowicz.
  
Coreografa para grupos de dança independentes, preparadora corporal, professora de dança contemporânea e professora do curso de Pós-Graduação em Performance da FAV.  Professora convidada para eventos na FAV e Unirio./GNU. Coreografa do projeto Núcleo de Desenvolvimento artístico (NDA) FAV e do projeto para dança e música ao vivo  UNIRIO/Preludio 21/GNU.


Colaboradora do II Seminário Internacional do Corpo Cênico –Tradição e Contemporaneidade. UNIRIO com parceria com a cidade de New York, Nikolais/Louis Foundation for Dance direção Alberto Del Saz.
  
Prêmios e títulos recebidos: Prêmio de dança do the Work Space como coreografa internacional, convidada para trabalhar com Jennifer Muller. Vitae-Bolsa internacional de coreografos. 

Performances nos: Seminário de dança da FAV. I e II Seminário da Unirio. Em 2013 colaborado com a presença de Alberto Del Saz de Alwin Nikolias (II seminário internacional corpo cênico- tradição e contemporaneidade). Simpósio acadêmico de Violão da EMBAP.

Guitar seminar no Mannnes Colleg em NY. Festival contemporâneo de Flamini Roma, Ibrit em Milão. The Work Performance Space (the international coreografers) em NY. Projeto CoHabitar.

  
Maria Lúcia Pascoal


É Doutora em Música (UNICAMP). Professora e pesquisadora na área de Linguagem e Estruturação Musical no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Integrante da Comissão de Especialistas do Ensino de Música (MEC), assessora ad-hoc da FAPESP, do MEC e da CAPES. Seu trabalho de Análise Musical desenvolve principalmente o estudo da música brasileira do século 20. Colabora nas principais publicações especializadas em música no Brasil e participa de encontros e congressos nacionais e internacionais. É autora de  Estrutura  Tonal: Harmonia (Companhia Editora Paulista)  <www.cultvox.com.br e foi editora da revista OPUS, da ANPPOM. 

Jaime Zenamon


Compositor, arranjador, concertista, maestro e professor. Nasceu em 1953. É brasileiro naturalizado. Fundador da Cadeira de Violão da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em outubro de 1977. Lecionou na Hochschule der Künste (Universidade de Artes de Berlim) de 1980 a 1992 Na mesma ocasião, frequentou como ouvinte aulas do Maestro Herbert von Karajan (Alemanha) na Karajan Stifttung (Berlim). “Autor de inúmeras peças para violão, violino, cello, flauta, oboé, bem como, várias obras para orquestra e balé, destaca-se pelo seu estilo todo particular, lembrando o romantismo. As suas músicas retratam uma linguagem própria, plenamente acessível a todos os ouvidos e sempre agradável (Classical Guitar (Inglaterra). Sua obra é publicada pela AMA Verlag (Alemanha), e está gravada em mais de 130 CD´s ou DVD´s, em todos os continentes. Em maio de 1996, a pedido da Orquestra Sinfônica de Berlim, compôs a música ORAKEL, para violino e orquestra sinfônica, a qual, em sua première, foi-lhe conferido o primeiro prêmio de melhor composição do ano para orquestras pelo Instituto Paul Woitschash (Berlin – Alemanha). Regeu a Orquestra Sinfônica de Berlim, em agosto de 2.000 tornando-se o primeiro regente brasileiro a reger esta conceituada orquestra executando a sua própria obra.  

  
OVEMBAP - Orquestra de Violões da Escola de Música e Belas Artes do Paraná

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Fundada em 2001 a partir de iniciativa voluntária de alunos e professores, a Orquestra de Violões da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, foi instituída pelo professor Mário da Silva. Coordenada e dirigida por muitos anos pelo Prof. Dr. Orlando Fraga, abriu espaço para graduandos e professores assumirem a regência: como o Professor Luiz Cláudio Ribas Ferreira, os já graduados Adailton Pupia, Leonardo Martinichen, Osvaldo Ferraz e Luiz Gontarski. Atualmente é dirigida por Willian Lentz, graduando do 6° ano do Curso Superior de Composição e Regência.
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A orquestra já realizou diversos concertos pelo Paraná, participou do 14° Festival de Inverno da UFPR em Antonina, do VII Encontro ABEM-Região Sul em Curitiba, da Mostra EMBAP 2006 em Curitiba, do IV Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense em Paranaguá, do III Ato Poético da CEU em Curitiba, da I Feira de Cultura Popular CEU-PR em Curitiba, III e IV Festivais Penalva em Curitiba, VI Seminário de Violão de Itajaí, SESC Paço da Liberdade, Capela Santa Maria, Museu Guido Viaro, dentre outros.
Os integrantes da orquestra são oriundos dos seguintes cursos de música oferecidos pela EMBAP: Avançado em Música, Bacharelado em Violão e Composição e Regência.
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Integrantes da OVEMBAP:
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Violão I:
Dayane Battisti (spalla)
Hiram Rosette
Haissam Hammoud Fawaz
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Violão II:
Ederaldo Sueiro Jr. (chefe de naipe)
Cristo M. de la Cruz
Jean Barcelos
Felipe Afonso
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Violão III:
Glaukus Jansson  (chefe de naipe)
Eric H. Moreira Evangelista
Jaqueline Schibeloske
Ruddy Rojas
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Violão IV:
Francisco Luz  (chefe de naipe)
Alison Gelain
Sheng Hsun

Músicos convidados:
Profa. Dra. Rosane Cardoso 
Soprano: Helen Tormina 
Barítono: Djonatan Ledur
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Regência e direção artística: Willian Lentz
Regente assistente: Juliana Gomes



Detlef Neumann



Detlef Neumann nasceu em Essen - Alemanha, estudou com o Professor Werner Kämmerling na Hoschule für Musik de Westfalen-Lippe e em 1980 prestou prova para professor estadual de Música. Por seguinte fez o exame de maturidade artística tendo o violão como matéria principal e seguiu seus estudos com o professor Olaf van Gonnissen na academia de Música de Darmstadt e também nos seminários com os professores K. Scheit, Michael Teuchert e Dieter Kreidler completando sua formação. Em 1983 participou da seleção federal jovens Concertistas. Detlef toca em diferentes grupos de música de câmara com longos anos de experiencias em duo de violão. Detlef é chefe de departamento de violão na Folkwang Musikschule em Essen.


Maurício Orosco  



É professor de violão do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia desde 2003, tendo passado por breve período na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em 2004. Bacharel em música (violão/ 1996), mestre (2002) e doutor em música (2013) pela Universidade de São Paulo, sua tese propõe uma edição crítica do Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone a partir das sugestões de Sérgio Abreu para a parte solística e do confronto entre as fontes primárias da obra (pesquisa realizada com bolsa CAPES). Numa temática próxima, sua dissertação abordou as composições de Isaias Sávio, analisando este repertório e gravando parte representativa em CD não comercial financiado pela FAPESP. 



Como violonista atua em trabalhos solos e de música de câmara. Além de instrumentista, dedica-se à composição. O CD Maurício Orosco - Da Própria Lavra - Volume 1 apresenta uma síntese de sua produção até 2010. Seu crescente e diversificado repertório autoral tem sido interpretado e gravado por diversos violonistas bem como estudado em meios acadêmicos, com destaque à dissertação desenvolvida por Bruno Madeira na Universidade Estadual de Campinas. Seus últimos trabalhos abrangem formações variadas, como quarteto de flautas, octeto de violoncelos e orquestra, dentre outros, parte destes já registrada em CDs. Duas de suas mais recentes composições para violão solo foram selecionadas por júri de violonistas renomados para gravação e publicação por meio do Projeto Novas I, de Elodie Bouny.
  

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ORGANIZAÇÃO - 2013:


Prof. Dr. Orlando Fraga
Coordenador da Pós-Graduação

Prof. Drando. Fernando Augusto Rodrigues (Fernando Aguera)
Coordenador Geral do Simpósio

Prof. Dr. Fabio Scarduelli
Coordenador Acadêmico

Prof. Drando. Luiz Cláudio Ribas Ferreira
Coordenador Artístico   

Prof. Drando. Alisson Alípio
Coordenador Pedagógico

Juliana Cristina C. Gomes
Secretária Executiva

Jean Barcelos, Hiram Rosette, Alan Fernando Pinto, Bruno Sampaio
Comissão de apoio para Área Acadêmica  


Jaqueline Schibeloske, Eric Moreira, Haissam Fawaz, Dayane Battisti
Comissão de apoio para Área Artística 


Comissão Científica: 
Prof. Ms. Alisson Alípio Cardoso Monteiro (EMBAP)
Profa. Dra. Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho (UFBA)
Prof. Ms. Bruno Madeira (UDESC/UNICAMP) 
Prof. Dr. Carlos Fernando Fiorini (UNICAMP)
Profa. Dra. Cristiane Hatsue Vital Otutumi (EMBAP
Prof. Dr. Fabio Scarduelli (UNICAMP)
Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro (EMBAP)
Prof. Ms. Fernando Aguera (EMBAP)
Prof. Dr. Gilson Uehara Gimenes Antunes (UFPB)
Prof. Dr. Gustavo Silveira Costa (USP)
Prof. Ms. Luciano Cesar Morais (USP)
Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pereira (UFMS)
Prof. Ms. Mario da Silva Jr (EMBAP)
Prof. Dr. Maurício Tadeu dos Santos Orosco (UFU)
Prof. Dr. Orlando Cézar Fraga (EMBAP)
Prof. Dr. Paulo Adriano Ronqui (UNICAMP)
Prof. Ms. Rafael Thomaz (UNICAMP)
Prof. Dr. Werner Aguiar (UFG)

Apoio:
Governo do Estado do Paraná 
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI

Goethe-Institut
Dra. Claudia Römmelt
Diretora

Museu Guido Viaro
Guido Viaro (Neto)
Diretor do Museu
Daiani Farak
Coordenadora de Eventos
Anderson Zabrocki
Produtor Musical

Curitiba Guitar Hall
Leonir Chaves Filho

Universidades Parceiras
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Folkwang Musikschule (Alemanha)

Plander Instrumentos Musicais

Solar do Rosário

CARLOS ALBERTO RICHA
Governador do Paraná

FLÁVIO JOSÉ ARNS
Vice-Governador do Paraná

JOÃO CARLOS GOMES
Secretário de Estado - Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino - SETI

ANTONIO CARLOS ALEIXO
Reitor da UNESPAR

ANTONIO RODRIGUES VARELA NETO
Vice-Reitor da UNESPAR

MARIA JOSÉ JUSTINO
Diretora da UNESPAR/EMBAP

ANNA MARIA LACOMBE FEIJÓ
Vice-Diretora da UNESPAR/EMBAP

RENATE LIZANA WEIDAND
Coordenadora de Extensão e Cultura da UNESPAR/EMBAP

HAYDÉE SEELING GOROSITO
Coordenadora do Programa de Extensão em Música da UNESPAR/EMBAP

CONSUELO FROEHNER
Vice-Coordenadora do Programa de Extensão em Música da UNESPAR/EMBAP           

   
      
       
www.curitibaguitarhall.com
Curitiba Guitar Hall é um organização que nasceu para encurtar caminhos entre aqueles violonistas menos afortunados e um violão de nível e acreditamos estar cumprindo com nosso papel. Durante estes últimos 5 anos, temos ajudado a realizar o sonho de centenas de violonistas espalhados por todo o Brasil e inclusive no exterior. Conseguimos reunir o trabalho de grandes mestres luthier e um único local, dando a oportunidade àqueles que nos procuram de poder, com critério, escolher o seu melhor instrumento. Na Curitiba Guitar Hall, o amante da arte violonística é quem diz de que forma pode pagar.



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www.goethe.de/curitiba

O Goethe-Institut é o Instituto Cultural da República Federal da Alemanha, atuante em todo o mundo. Promove o conhecimento da língua alemã no exterior e estimula a cooperação cultural em esfera internacional. Transmite uma visão abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida política, social e cultural do país.


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Anais dos Simpósios Acadêmico de Violão da EMBAP


Anais 2007
Anais 2008
Anais 2009
Anais 2011
Anais 2012


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